Pessoas com doença renal crônica podem ser encaminhadas para hemodiálise. Nesta ocasião, o paciente é ligado a uma máquina que faz a função dos rins, ou seja: filtra o sangue. Mas a questão é que nem todas as diálises são iguais. Na Unimed Londrina, por exemplo, os clientes podem contar com a hemodiafiltração, ou HDF, como também é conhecida.
O diferencial desta modalidade de diálise é o volume de substituição. Trata-se de uma infusão de um alto volume de uma solução com água ultrapura, que promove uma limpeza ainda mais minuciosa, eliminando mais toxinas do sangue.
Para realizar esta modalidade de diálise, são necessários dialisadores de alto fluxo que fazem a filtragem de um maior número de toxinas. O procedimento é o mais próximo do funcionamento renal, deixando o sangue o mais limpo possível.
De acordo com a médica responsável pelo Centro de Cuidados Unimed – Nefrologia, da Unimed Londrina, Drª Juliana Romagnolli, a HDF tem ainda outras vantagens.
“Além de remover moléculas pesadas que não são eliminadas na hemodiálise convencional, o paciente que faz a HDF tem menor chance de intercorrências durante a sessão e maior qualidade de vida, porque esta modalidade reduz os efeitos colaterais e aumenta a sobrevida dos pacientes”, aponta.
A HDF é uma terapia de substituição renal de ponta, que apresenta benefícios para a saúde e qualidade de vida dos pacientes.
“É considerada um avanço no tratamento dos pacientes portadores de doenças renais”, acrescenta a médica. Ela destaca que, apesar das vantagens da hemodiafiltração, existem indicações específicas para a realização deste método.
A Drª Juliana Romagnolli complementa que outra vantagem da hemodiafiltração é a possibilidade do paciente ter uma alimentação menos restritiva na rotina.
“Os pacientes renais crônicos possuem acompanhamento nutricional e precisam ter um controle muito rigoroso em sua alimentação. Como a HDF possibilita uma filtragem mais intensa das toxinas, quem adere a esta modalidade tem um pouco mais de liberdade para se alimentar”, completa.
O Centro de Cuidados Unimed – Nefrologia, conta com aparelhos modernos além de profissionais altamente capacitados para o melhor tratamento e atendimento aos pacientes com doença renal crônica.
Centro de Cuidados Unimed Nefrologia
Localização: Av. Maringá, 1.415
Horário de funcionamento: 6h às 19h
Contato: (43) 3375-5290 | nefrologia@unimedlondrina.com.br
Dia Nacional da Diálise
Com o objetivo de conscientizar sobre doenças renais e prevenir o seu agravamento, fatores de risco, comorbidades e a diálise, a Lei 14.650, de 2023 determinou que a última quinta-feira do mês de agosto como o Dia Nacional da Diálise. Assim, neste ano a data é celebrado no dia 31/08.