O vírus da dengue é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Todos podem causar diferentes tipos de sintomas.
Os mosquitos da dengue têm maior atividade nos períodos da manhã e da tarde e preferem áreas urbanas com água parada, como recipientes abertos, pneus velhos e vasos de plantas.
É importante eliminar esses possíveis criadouros de mosquitos para evitar a transmissão do vírus.
Dengue: quais os principais sintomas?
Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (> 38°C) de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias.
A febre também vem acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, falta de apetite, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Também podem acontecer erupções e coceiras na pele.
Estes são os principais sintomas da dengue comum, mas a forma mais grave da dengue pode apresentar outros sinais, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos, náuseas e sangramentos.
É importante destacar que nem todas as pessoas infectadas pelo vírus da Dengue desenvolvem sintomas.
O mosquito Aedes aegypti, além da dengue, também pode transmitir o Zika Vírus e Chikungunya.
Tratamento contra a dengue

Não há um tratamento específico para a dengue. A medicação é apenas para controle dos sintomas e deve ser indicada pelo seu médico.
Vale lembrar que a hidratação é fundamental durante o tratamento, já que a dengue faz a pessoa perder muito líquido. Por isso, siga a orientação do seu médico sobre a quantidade a ser ingerida de líquidos e varie nas opções: água, soro, isotônico, água de coco, chás.
Evite bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes.
E claro, para uma melhor recuperação, repouse.
Em casos mais graves da dengue, pode ser necessário o acompanhamento hospitalar, para monitorar a evolução da doença e fornecer tratamentos específicos, como suplementação de líquidos intravenosos.
Como evitar a dengue?

Para evitar a dengue, é fundamental manter a limpeza dos quintais, eliminando qualquer objeto que possa acumular água.
Além disso, é recomendado o uso de telas em janelas e portas, para evitar a entrada de mosquitos nas residências.
Outra medida preventiva importante é o uso de repelentes, especialmente durante os períodos do dia em que o mosquito está mais ativo, como ao amanhecer e ao entardecer.
É importante seguir as instruções de uso do repelente e aplicá-lo de forma adequada, cobrindo todas as áreas expostas da pele.
O que fazer em casos de suspeita de dengue?
Ao apresentar os sintomas de dengue, procure um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento, como o Pronto Atendimento 24h da Unimed Londrina, localizado na Rua Senador Souza Naves, 1333.
O atendimento no PA é direcionado para pessoas que precisam de assistência médica e se encontram em situação de urgência.
Para mais informações, entre em contato: (43) 3375-5155.