Loading…
teste

Diabetes, você sabe como prevenir e tratar?

O diabetes é uma doença crônica que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue, ela requer atenção e cuidados constantes para manter a saúde e qualidade de vida. Em 26 de junho é lembrado o Dia Nacional do Diabetes, uma data de conscientização sobre a doença.

Existem diferentes tipos de diabetes, sendo os mais frequentes o diabetes tipo 1 e o tipo 2. O diabetes tipo 1 é considerado uma doença autoimune, no qual o sistema imunológico ataca e destrói as células produtoras de insulina no pâncreas. Como resultado, o corpo não produz insulina suficiente para regular o açúcar no sangue. Ele é geralmente diagnosticado em crianças e jovens adultos e requer o uso diário de insulina.

Já o tipo 2 é a forma mais comum de diabetes e ocorre quando o corpo desenvolve resistência à insulina ou não produz o suficiente para lidar com a glicose no sangue. Fatores de risco incluem obesidade, estilo de vida sedentário e histórico familiar da doença. O tratamento pode envolver dieta, exercícios, medicamentos orais ou injeções de insulina, dependendo da gravidade do caso.

Além destes tipos, existe o diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez, quando os níveis de açúcar no sangue das grávidas se elevam. Embora geralmente seja temporário, este grupo tem maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 posteriormente. O tratamento envolve controle da dieta, atividade física e, em alguns casos, uso de insulina.

Medidas preventivas

Embora alguns fatores de risco, como histórico familiar, idade e genética, não possam ser modificados, bons hábitos de vida podem reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Entre eles, alimentar-se de forma saudável com uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras; fazer exercícios físicos regulares, praticando ao menos 30 minutos por dia; manter o peso controlado e monitorar os níveis de açúcar no sangue, com exames periódicos.

Formas de tratamento

O tratamento do diabetes visa manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e prevenir complicações. A insulina é indispensável para pessoas com diabetes tipo 1, também pode ser necessária para tratar diabetes tipo 2, quando a doença progride. Este segundo grupo responde bem aos tratamentos com medicamentos orais.

Se você suspeita que está em risco de desenvolver diabetes, é importante consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Serviço

A equipe de profissionais do Unimed Saúde oferece um acompanhamento especial para clientes diagnosticados com diabetes. O programa tem foco na prevenção e apoio ao tratamento. Clique aqui, saiba mais e faça sua pré-inscrição.