Você sabia que os bebês aprendem mais rápido quando recebem estímulos sensoriais? Conheça mais sobre as melhores atividades para cada fase do bebê e acompanhe o progresso do seu pequeno!
Você já reparou quantas mudanças o seu bebê passa durante o primeiro ano de vida? Bebês estão sempre em fase de desenvolvimento, aprendem tudo o que veem ao redor. Não é à toa que os primeiros 1.000 dias entre a gravidez da mãe e o segundo aniversário da criança (270 dias de gestação e mais 365 dias do primeiro ano e 365, do segundo) simbolizam a principal janela para a construção de uma infância saudável, com benefícios que se estendem por décadas.
Os 1.000 dias, conceito propagado já pelos quatro cantos do mundo e nome que batiza um programa da Organização das Nações Unidas (ONU), é considerado como o período mais importante para o bebê, pois é neste estágio que o cérebro da criança está mais ativo e começa a absorver tudo o que é novo, “encaixotando” sensações que já foram experienciadas. Isso porque o organismo está mais suscetível às influências do ambiente externo.
O corpo possui mais elasticidade, o que significa que ele está mais maleável a seguir um caminho que outro. É uma fase em que as células estão em plena evolução e existem recomendações voltadas especificamente para esse período: mãe e filho devem ter uma dieta saudável, a prática de atividades físicas e o controle de emoções fazem toda a diferença em resultados de curto, médio e longo prazo.
Estimulação sensorial para o seu bebê
É por meio de jogos e brincadeiras que o bebê descobre o mundo, e o tato é o primeiro sentido que o bebê desenvolve. Ele começa a aprender sentindo as texturas, depois passa a perceber formas e a comparar as diferenças entre os objetos. A estimulação deve ser adaptada conforme a idade. Uma mesma brincadeira feita a partir de um ângulo diferente pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento do bebê. O ideal é que você deixe ele fazer as atividades sozinho.
Tente estimular brincadeiras que façam com que a criança explore sensações sobre o próprio corpo e que ajude a adquirir informações sobre o mundo que está a sua volta, interagindo com ele. Aprenda a estimular os sentidos do bebê com as atividades separadas em fases:
Primeira fase: 0 a 3 meses
Umas das fases mais importantes para o bebê. O contato com a mãe e o pai é primordial. No primeiro mês é mais um afago que uma brincadeira. podem ser necessários estímulos para que a criança fique mais relaxada. Ao fim do primeiro trimestre de vida, o corpo do bebê estará mais “firme”, o que facilita segurá-la na posição sentada para realizar atividades com as próprias mãozinhas.
Atividades:
• virar e revirar com movimentos delicados toda vez que for trocar de roupa;
• dance ou cante com o bebê no colo;
• estimule a audição batendo palmas, chocalho (que não tenha um som muito agudo) ou use brinquedos que emitam sons diversos aguçando a curiosidade do bebê.
Segunda fase: 3 a 6 meses
O bebê já está com as atividades motoras mais desenvolvidas, senta com mais facilidade e vira a cabeça quando escuta um barulho. A partir do quinto mês, geralmente a criança está mais ativa. Devido a isso, a atenção deve ser redobrada para evitar acidentes e quedas. É neste período também que o nascimento dos dentes pode acontecer a qualquer momento.
Atividades:
• deixe a criança brincar na banheira e sempre converse com ela sobre o corpo, como “vamos lavar o pé, vamos lavar o cabelo”. O mesmo deve continuar na troca de fraldas e roupas ;
• a criança deve ficar no chão para se movimentar e experimentar novas posições;
• estimule movimentos de empurrar e encolher as pernas, segurar os braços para que ela tente se levantar - esta atividade fortifica os músculos para a fase de engatinhar;
• faça carinho no bebê com diferentes texturas como uma coberta macia, um pedaço de pano, uma esponja, etc;
• brinquedos de diferentes formatos que podem ser colocados na boca são uma boa opção para essa fase, devido aos primeiros sinais do nascimento dos dentinhos.
Terceira fase: 6 a 12 meses
Última fase até completar um aninho, o bebê encontra sua independência motora. É nesta fase que ele toma consciência de si e dos outros, consegue distinguir seus familiares e estranha pessoas desconhecidas ou com quem convive menos. Já sobe, desce, canta, grita, tem vontade de pegar tudo e a jogar seus brinquedos no chão, o que o diverte. Estimule o bebê com atividades lúdicas e sonoras.
Atividades:
• livros-brinquedo são atraentes por agradar o tato das pequenas mãozinhas, propiciando o desenvolvimento cognitivo do bebê. Com cores chamativas e efeitos sonoros, é uma boa pedida para se divertir e ainda insere a criança no mundo literário;
• brinque de fantoche ou faça jogos de imitar gestos, isso estimula a questão da fala;
• deixe a criança livre num espaço seguro para que possa se aventurar e se sujar. Nesta fase, a criança tem mais autonomia para ficar no lugar que gosta, descer e subir do berço ou sofá - uma atividade motora super divertida para ela mas que deve ser feita com supervisão.
Caso você esteja esperando um bebê, que tal se aprofundar mais no assunto? A Unimed Londrina preparou um material especialmente feito para você! Sempre vale ressaltar que cada criança é única e o desenvolvimento delas é um processo individual. Descubra as respostas para suas dúvidas baixando o infográfico As Fases do Bebê abaixo!