Pacientes podem optar por sessões virtuais, via Skype, para os serviços de Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia
A Clínica Multiprofissional da Unimed Londrina implementou a modalidade de atendimento online para os serviços de Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. A medida foi adotada por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo a coordenadora da Clínica Multiprofissional, a psicóloga Paula Pirola Abreu, muitos pacientes preferem não ir até o local para dar prosseguimento às sessões. “Como já vínhamos nos preparando para oferecer este tipo de atendimento virtual, inclusive com algumas sessões pilotos que tiveram bons resultados, resolvemos implementar o serviço online para atender os pacientes que não querem ou não podem sair de casa”, comenta.
Paula explica que o atendimento online é feito pela ferramenta Skype e respeita os princípios éticos exigidos. “Ainda que virtual, os atendimentos são feitos em espaços fechados, com a presença exclusiva do profissional. Por isso é importante que o paciente também se comprometa a fazer a sessão em um lugar reservado, onde possa ter privacidade”, recomenda. A psicóloga afirma que os pacientes que já estão sendo atendidos via Skype se sentem muito tranquilos e confortáveis nesta modalidade de consulta.
Para iniciar o tratamento em qualquer modalidade oferecida pela Clínica Multiprofissional da Unimed Londrina é necessário encaminhamento médico. No momento do agendamento, realizado pelo telefone 3375-5050, o cliente sinaliza se prefere atendimento pessoalmente ou online. Caso opte pelo virtual, o paciente deve ter uma conta no Skype e fornecer endereço de e-mail para ser adicionado pelo profissional. Antes do início das sessões, o cliente recebe um termo de compromisso com todas as regras de funcionamento do atendimento online. No caso do serviço de Nutrição, o paciente será orientado pelo SAC a estar com suas medidas (peso e altura) em mãos para a primeira sessão.
Paula observa que no caso dos atendimentos infantis a triagem inicial é feita pelo telefone com a participação dos pais para identificar se a ferramenta virtual irá funcionar com a criança. “Muitas não estão habituadas a lidar com o computador ou ficar sozinhas durante o atendimento”, comenta. Nesses casos, o ideal é optar pelo atendimento presencial na Clínica Multiprofissional.
A coordenadora observa que os atendimentos presenciais são realizados dentro de normas rígidas de segurança sanitária, tanto para pacientes quanto para os profissionais. “Já no primeiro contato com o SAC, o paciente é questionado se estava em viagem, se apresenta algum sintoma ou se esteve com alguém com sintomas”, comenta. Na clínica, todas as pessoas, inclusive os colaboradores, têm a temperatura medida antes de entrar no local, e os ambientes são constantemente higienizados dentro dos protocolos de segurança.
A Clínica Multiprofissional da Unimed Londrina fica na Avenida Santos Dumont 860 e os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, das 7h às 22 horas, e aos sábados das 7h às 13 horas.