Para não sair da dieta e comer sem culpa, preparamos 4 dicas de pizzas saudáveis que você pode preparar em casa; veja mais
Manter uma alimentação balanceada deve ser uma preocupação de quem deseja ter a saúde sempre em dia. Para isso recomenda-se consumir sempre alimentos saudáveis, incluir na alimentação diária frutas, legumes e verdura e evitar comidas gordurosas e ultraprocessadas, ricas em sal e açúcar. Porém, de vez em quando, pode bater a vontade de saborear algum alimento da lista dos “proibidos”, como uma bela pizza por exemplo. Pensando nisso, para que você possa acrescentar a pizza ao seu cardápio e comer sem culpa, separamos receitas de pizzas saudáveis. Veja!
Pizza de berinjela
Que tal mini pizzas para o lanche? Com esta receita, a massa tradicional, cheia de carboidratos, é substituída por um ingrediente delicioso e muito saudável: a berinjela.
Você vai precisar de:1 berinjela;
- 1 cebola pequena;
- 1 tomate;
- 1 xícara de molho de tomate;
- Sal e pimenta a gosto;
- Azeite a gosto;
- Orégano a gosto;
- 1 xícara de muçarela (ou outro queijo a gosto);
- 1/2 xícara de cream cheese ou requeijão cremoso light.
Como preparar:
Corte a berinjela em rodelas grossas, com aproximadamente 2 cm de espessura. Utilize o sal e a pimenta para temperar as fatias e coloque na geladeira por aproximadamente meia hora, até que o líquido comece a escorrer. Corte a cebola e o tomate em pedacinhos bem pequenos, tempere e reserve.
Como montar:
Utilize uma assadeira coberta com papel manteiga ou um refratário untado com azeite. Retire as berinjelas da geladeira e descarte o líquido. No refratário ou assadeira, disponha as fatias de berinjela uma ao lado da outra. Coloque molho de tomate em cada fatia, em seguida, tomate e cebola picados, queijo mussarela e o cream cheese ou requeijão. Pré-aqueça o forno e leve para assar por aproximadamente 20 minutos. Ao retirar, jogue o orégano por cima das mini pizzas e regue um fio de azeite. Depois, é só servir.
Pizza integral de rúcula e tomate seco
Nesta também, mais uma vez, investimos em uma massa que seja menos calórica. A pizza integral é muito nutritiva e pode ser feita de diversas formas, incorporando ingredientes variados. A nossa dica é esta, que leva linhaça e chia, que são alimentos ricos em minerais, vitaminas e fibras.
Você vai precisar de:
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;
- 1 colher de sopa de margarina light;
- 1 colher de sopa de chia em grãos;
- 1 colher de sopa de linhaça marrom;
- 1 xícara de chá de água morna;
- 15 g de fermento biológico seco;
- Sal a gosto.
Para o recheio:
- 1 xícara (chá) de molho de tomate;
- 200 g de requeijão;
- 200 g de tomate seco bem escorrido;
- 1 maço pequeno de rúcula;
- Sal, orégano e azeite.
Como preparar:
Na água morna e com sal, dilua o fermento. Vá juntando os outros ingredientes um a um. Depois, sove a massa, amassando-a até que fique com uma textura macia e fácil de abrir. Abra a massa e a coloque em uma forma redonda untada com azeite. Deixe pré-assar no forno por 10 minutos e retire para adicionar o recheio. Coloque os ingredientes do recheio nesta ordem: molho de tomate, requeijão e tomate seco, sal e orégano a gosto. Leve de volta ao forno até que a massa fique crocante. Retire e cubra com folhas de rúcula inteiras ou grosseiramente picadas, regue com azeite e está pronto para servir!
Pizza de quinoa
Outro ingrediente que pode ser incluído para deixar a pizza mais saudável é a quinoa. É fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitaminas do B e fibras. Agora, vamos à receita!
Você vai precisar de:
- 1 xícara (chá) de quinoa branca (deixar de molho com antecedência por 2 horas);
- 50 ml de água para bater a quinoa;
- ½ abobrinha cortada em rodelas finas;
- 1 colher (sopa) de óleo de coco;
- 1 colher (café) sal;
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio;
- 1 colher (chá) de cremor de tártaro;
- 50 g de queijo branco tipo minas;
- 50 g de ricota light;
- 1 xícara (chá) de molho de tomate;
- Orégano e manjericão fresco a gosto.
Como preparar:
Após escorrer a água da quinoa, coloque-a no liquidificador, junto com a água, o óleo de coco, sal, bicarbonato e o cremor de tártaro. Bata todos os ingredientes até que fique uma massa homogênea. Em uma forma forrada com papel manteiga, disponha a massa e leve ao forno por 20 minutos. Tire do forno e retire também o papel manteiga, para acrescentar o recheio. Primeiro coloque o molho de tomate, em seguida, os queijos e a abobrinha e, por cima, as folhas de orégano e manjericão fresco. Retorne ao forno já quente por mais 10 minutos. Retire e sirva!
Pizza Fit com massa de brócolis
A última sugestão é a Pizza Fit com massa de brócolis, receita ganhadora da segunda edição do Concurso de Receitas Unimed Londrina. A massa de brócolis faz toda a diferença nesta pizza!
Você vai precisar de:
- 1 brócolis picado;
- 2 ovos;
- 1/3 de xícara de queijo parmesão;
- 1/4 de xícara de queijo mussarela;
- Sal a gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
- 1 xícara de molho de tomate caseiro temperado;
- Salsinha desidratada a gosto.
Como preparar:
Cozinhe o brócolis até que ele amoleça. Utilize um processador de alimentos ou o liquidificador para triturar. Bata os ovos e misture com o brócolis, o sal, pimenta e os queijos, mexa bem e, em seguida, com as mãos, amasse para formar a massa. Em uma forma untada com manteiga, abra a massa e leve ao forno para pré-assar por aproximadamente 8 a 10 minutos. Retire do forno, passe o molho, coloque o recheio e asse novamente por mais 15 minutos ou até que doure. Após levar ao forno novamente, retire e sirva.
Viu como é fácil manter uma alimentação equilibrada, comendo pizzas saudáveis?! Então, que tal baixar a nossa revista: Receitas saudáveis e deliciosas para o seu dia a dia? Clique aqui e faça o download gratuito!
Agora, conta para a gente aqui nos comentários qual receita você irá preparar primeiro?