A consulta médica é um importante recurso para prevenção e manutenção do seu bem-estar. Além disso, os médicos dedicam tempo à saúde de muitas pessoas, com acompanhamento especializado e cuidado único.
Por isso, quando marcar uma consulta médica, faça-o com antecedência e caso precise faltar, comunique e reagende uma nova data e horário.
Com o reagendamento ou comunicado de desistência, você permite que outras pessoas tenham a oportunidade de se consultar com a equipe médica, garantindo aos profissionais dos consultórios uma reorganização da agenda.
Ao manter os cuidados com a sua saúde em dia, doenças podem ser evitadas, promovendo mais qualidade de vida e economia ao seu plano, uma vez que se diminui a incidência de busca por atendimento médico por alguma queixa pontual. Além disso, se diagnosticada precocemente, uma parcela das doenças pode ser tratada com mudança de hábitos e de estilo de vida, sem a necessidade de medicações.
Aqui estão outras razões pelas quais você deve comparecer às suas consultas médicas:
- Se você tem uma condição crônica, como diabetes ou hipertensão, as consultas regulares são essenciais para gerenciá-la de forma eficaz.
- O médico pode verificar se você está atualizado em suas vacinas e recomendar novas doses para prevenir doenças.
- Prescrição de medicamentos para tratar uma condição de saúde e monitoramento de possíveis efeitos colaterais.
- Orientações sobre como manter um estilo de vida saudável, como fazer escolhas alimentares melhores, fazer exercícios e evitar hábitos prejudiciais, como fumar.
Aproveite estas dicas para ficar sempre em dia com a sua saúde e também para ajudar na organização da rotina de seu médico de confiança.
Leia também outras dicas do Uso Consciente do plano:
Guarde seus exames e evite despesas desnecessárias
Tenha equilíbrio na utilização do plano
Como a prevenção e o uso consciente do plano promovem o bem-estar para você e sua família
Construa uma relação de confiança com seu médico
Conhecer bem o seu plano evita desconfortos e chateações
Você sabe a diferença entre pronto atendimento e pronto-socorro?