As queimaduras são consideradas uma das condições mais devastadoras no atendimento à saúde, pois, além de afetarem adultos e crianças, costumam causar dor, longos períodos de internação, diversas sequelas para à vítima e, em casos mais graves, até a morte.
Cerca de 70% desse grave trauma é causado por acidentes domésticos, tornando a prevenção imprescindível. Por isso, o dia 6 de junho foi instituído o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. O objetivo da data é conscientizar as pessoas da gravidade desses acidentes e propagar medidas preventivas para serem adotadas no dia a dia.
Mas, antes de relatar um pouco quais são essas medidas, vamos entender melhor como são classificados os graus de queimaduras.
Como são classificadas as queimaduras?
As queimaduras são classificadas em 3 graus diferentes, de acordo com a gravidade e danos ao organismo do acidentado. São eles:
- 1º grau:envolve apenas a camada mais superficial da pele (epiderme). O sintoma mais comum é intensa dor acompanhada de vermelhidão local. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas.
- 2º grau:são aquelas que atingem além da epiderme, chegando na derme e, em sua maioria, apresentam vermelhidão local, podendo aparecer bolhas e assumir uma aparência úmida da lesão.
- 3º grau:são aquelas que atingem a camada mais profunda da pele, chegando nos tecidos subcutâneos. Nesses casos, ocorre a destruição de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas, além de músculos e estruturas ósseas. Os sintomas são lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes. Geralmente, necessitam de intervenções cirúrgicas.
A importância da prevenção de acidentes domésticos
A queimadura está entre os acidentes domésticos mais comuns. Mas há maneiras de se prevenir para evitar que esse tipo de ocorrência aconteça em seu lar. Confira alguns procedimentos - principalmente se você tiver crianças em casa, eles podem deixá-las mais seguras.
- Dentro de casa, evite fumar, principalmente deitado
- Em queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral
- Não manipule álcool próximo a objetos inflamáveis
- Não utilize álcool líquido diretamente sobre o fogo
- Investigue com frequência vazamentos de gás
- Não cozinhe com crianças no colo
- Teste a água do banho com o dorso da mão antes de molhar a criança
- Mantenha objetos aquecidos longe do alcance de crianças
- Mantenha produtos de limpeza fora do alcance das crianças
- Use protetor em todas as tomadas elétricas da casa
- Mantenha cabos e alças de panela de cozinha em bom estado
O que fazer caso ocorra uma queimadura?
Mesmo em casos de queimaduras mais superficiais, é fundamental levar o acidentado ao médico para avaliação, principalmente no caso de crianças, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 320 mil crianças morrem anualmente por essa causa.
Em Londrina, temos o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HU, que foi inaugurado há doze anos e é referência nacional nesses casos. Com estrutura e atendimento preparados para atender esses tipos de casos.
O CTQ é localizado na Av. Robert Koch, nº 60 - Operária e o telefone para contato é (43) 3371-2000.
Gostou do texto? Então, compartilhe em suas redes sociais.
Leia mais: Clínica Multiprofissional oferece atendimento online para quatro diferentes especialidades