O mosquito da dengue se reproduz muito rapidamente e isso contribui para o aumento constante do número de casos, especialmente em período de mais calor. Deixar água parada é um prato cheio para o mosquito fazer um banquete, então verifique diariamente os objetos que podem acumular água e mantenha-os sempre secos. No caso do recipiente para a água do seu pet, faça a higienização e troque a água pelo menos uma vez ao dia. Seu pet também agradece! Com estes cuidados você protege a si mesmo, sua família e vizinhos.
Quais são os sintomas da dengue e a partir de quando devo me preocupar?
É recomendado que todo paciente com suspeita de dengue busque o Pronto Atendimento da Unimed para uma avaliação clínica mais detalhada, considerando que a dengue pode variar entre casos sintomáticos e assintomáticos, além de ter semelhanças com síndromes gripais.
Entre os principais sintomas apresentados estão:
Quadro febril acima de 38.5ºC;
Dores musculares intensas;
Dor ao movimentar os olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
A Unimed Londrina conta também com a modalidade de atendimento adulto do PA Online, em que a consulta é feita por videochamada. Para agendar, faça contato pelo telefone 3375-5087 ou pelo WhatsApp 3375-5005.
Quais os tipos de dengue?
Foram registrados até o momento quatro tipos de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos eles fazem parte da família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA, ou seja, pertencem à família do vírus que causa a febre amarela, tendo como transmissor de doenças o mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
O vírus do tipo DEN-1 é o mais comum à população brasileira, sendo considerado como o mais explosivo dentre eles, podendo causar grandes epidemias em um curto espaço de tempo.
Quando a dengue pode ser hemorrágica?
Em síntese, os sintomas da dengue hemorrágica são parecidos com o da dengue clássica, mas entre o 3º e o 5º dia a doença começa a evoluir para um quadro mais grave.
Neste momento, é comum os pacientes apresentarem sangramentos e choques, necessitando de cuidados médicos especiais, para que sejam realizados os procedimentos corretos a tempo.
A dengue hemorrágica é mais frequente em pessoas que são infectadas pela 2ª vez, uma vez que o sistema imunológico tende a liberar uma reação excessivamente forte.
Quando devo tomar a vacina da dengue?
As pessoas interessadas em tomar a vacina da dengue devem ter contraído a doença anteriormente, ter entre 6 e 45 anos, além de um pedido médico. São aplicadas 3 doses com um intervalo de 6 meses entre elas.
Essa vacina foi aprovada e liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentou eficácia de 60,8% para os quatro sorotipos vivos do vírus, além de registrar uma redução de 93% para o risco de dengue grave e de 80,3% para as hospitalizações pela doença.
Proteja-se contra a dengue, procure a Clínica de Vacinas nos endereços:
Rua Senador Souza Naves, 999 – Londrina/PR
Segunda a sexta, das 8h às 19h
Sábado, das 8h às 14h
Rua Eurilemos, 756 – Arapongas/PR
(43) 3375.5050 (opção 2)
Valor da vacina: R$ 290