A atualização da carteira vacinal é uma das medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde durante o mês da conscientização sobre a saúde do homem, celebrado sempre em novembro.
A enfermeira da Clínica de Vacinas da Unimed Londrina Raquel Lima Deme observa que ainda há uma resistência maior entre os homens em se vacinar, em comparação com o público feminino. “A vacinação é uma ferramenta muito eficaz para evitar doenças. A gente pode dizer que as vacinas são tão importantes para saúde quanto uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos”, afirma a enfermeira.
A Clínica de Vacinas da Unimed Londrina tem uma série de imunizantes indicada para garantir a saúde de homens de diferentes faixas etárias. Conheça abaixo:
Gripe
A enfermeira da clínica explica que a gripe é uma doença sazonal, com maior incidência no inverno, mas que circula em menor escala o ano todo. Uma gripe mal curada pode virar uma pneumonia, causando sérios problemas à saúde do homem, além de internação hospitalar.
A vacina da gripe deve ser tomada anualmente. Isto porque os tipos de vírus causadores da doença são mutáveis, e a composição da vacina é alterada todos os anos. Na clínica da Unimed há a tetravalente, que protege contra dois tipos de vírus da gripe A e dois da gripe B.
HPV nonavalente
Raquel diz que ainda há um tabu em torno dessa vacina, que é comumente relacionada apenas às mulheres. “O principal transmissor do HPV é o homem”, alerta.
Segundo a profissional, esse vírus está relacionado aos cânceres de pênis e ânus, além de verrugas genitais em homens. A enfermeira explica que o imunizante é indicado para homens entre 9 e 45 anos de idade. “Fora dessa faixa etária, a vacina pode ser feita com pedido médico”, informa.
A vacina disponível na clínica da cooperativa protege contra nove subtipos de HPV. De acordo com a enfermeira, pode ser aplicada em homens que já tiveram ou estão com algum tipo do vírus. “Os médicos inclusive indicam a vacinação no tratamento da doença para os pacientes que já estão infectados”, afirma. O esquema vacinal prevê três doses da vacina, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda, e quatro meses para a terceira.
Hepatite A e B
Outra recomendação para os homens são as vacinas contra a hepatite A e B. “A hepatite B é altamente contagiosa e a doença é grave. O vírus é transmitido por via sexual e fluídos corporais, sendo muito comum a contaminação na manicure, tatuagens e piercing. Já a hepatite A, que não é muito divulgada, também é bastante comum, sendo transmitida por alimentos mal higienizados e água contaminada”, diz Raquel.
A clínica da Unimed disponibiliza vacinas contra a hepatite A e B e também uma vacina contra os dois tipos na mesma dose. O esquema vacinal contra o tipo A prevê a aplicação de duas doses, com intervalo de seis meses entre cada uma. Já contra hepatite B, são três doses, sendo um intervalo de um mês entre as duas primeiras, e a terceira após cinco meses. Esse mesmo esquema é utilizado para a vacina que protege contra os dois tipos de hepatites juntos.
Pneumocócicas
As vacinas contra doenças pneumocócicas são recomendadas para homens e, de acordo com Raquel, protegem contra 90% das doenças pneumocócicas graves.
A enfermeira destaca que além da pneumonia, essas vacinas previnem contra otite, sinusite, pneumonia bacteriana e meningite. A Clínica da Unimed Londrina disponibiliza dois tipos dessas vacinas. Uma é a Pneumo 15, com dose única, recomendada a partir dos dois anos de idade. A outra é a Pneumo 23, indicada para homens a partir de 50 anos de idade.
Tríplice viral
A vacina tríplice viral oferece imunidade contra três doenças: sarampo, caxumba e rubéola. “São doenças virais altamente contagiosas, com mais incidência na primavera e no verão”, comenta a enfermeira. Segundo ela, essa vacina é indicada até os 59 anos, e o esquema vacinal é de apenas uma dose.
Tríplice bacteriana
Outro imunizante disponível na Clínica de Vacinas da cooperativa é a tríplice bacteriana, que protege contra tétano, difteria e coqueluche. “A coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa. Por isso é importante que pais, avós, irmãos mais velhos, que vão ter contato com bebês e crianças, se imunizem para proteger os pequenos”, recomenda.
A enfermeira diz que, normalmente, a vacina é feita na infância, mas deve ser repetida com uma dose a cada 10 anos.
Febre amarela
A vacina contra febre amarela, doença transmitida por mosquito, é indicada aos viajantes de áreas endêmicas ou com surtos da doença, além de países que exigem a vacinação.
“Se a pessoa tomou essa vacina na infância e mais tarde vai viajar para regiões onde há incidência ou para países que exigem o imunizante para liberar a entrada, ela pode ser refeita a qualquer momento para emissão de certificado internacional de vacinação”, orienta Raquel.
Meningites
Para prevenir contra meningites, uma das doenças mais temidas e que pode levar a óbito, a clínica oferece dois tipos de vacinas. Uma delas é contra a meningite B e a outra é a vacina ACWY (cada uma das letras é um tipo da doença que a vacina protege). Esses imunizantes são indicados para pessoas adultas.
Herpes-zóster
A clínica também oferece vacina contra a herpes-zóster,popularmente conhecida como cobreiro, doença que provoca fortes dores e outras complicações. “Ela é causada pelo vírus da catapora, que normalmente temos na infância, mas que fica dormente no organismo. Quando a imunidade cai, aparece a herpes-zóster”, explica a enfermeira.
A vacina é indicada para pessoas a partir de 50 anos, mas pessoas comprometidas imunologicamente podem receber a vacina a partir dos 18 anos com recomendação médica. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de dois meses.
Dengue
A vacina contra a dengue é outro imunizante disponível na clínica da Unimed Londrina. Doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, tem o Brasil o país com maior número de casos no mundo.
A vacina encontrada na clínica protege contra os quatro sorotipos de dengue que circulam no país e é indicada para pessoas entre 4 e 60 anos de idade. O esquema vacinal prevê duas doses aplicadas, com intervalo de três meses.Acima de 60 anos é necessário pedido médico.
A Clínica de Vacinas da Unimed Londrina fica na Av. Souza Naves, 999. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e sábado, das 8h às 14h. Há estacionamento gratuito próximo à unidade, na Av. Souza Naves, 1.018. Em Arapongas, a clínica realiza aplicação de vacinas todas as sextas, das 9h às 12h, na Rua Eurilemos, 756.
Para mais informações, ligue 43 3375-5050 opção 2. No mesmo telefone é possível requerer a aplicação domiciliar de vacinas (com exceção da BGC intradérmica). Este atendimento está disponível para Londrina, Cambé e Ibiporã.