Os malefícios do cigarro são tantos, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o dia 31 de maio como sendo o “Dia Mundial sem Tabaco”. A data é uma forma de despertar nas pessoas uma reflexão sobre os perigos que o tabaco representa à saúde. De acordo com a OMS, para se ter uma ideia o cigarro “é a causa de morte mais evitável em todo o mundo e, atualmente, é responsável pela morte de um em cada 10 adultos.”
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) informa que, além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo contribui para o surgimento de outras doenças, como: tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, dentre outras.
A Unimed Londrina mantém há mais de 10 anos o Programa de Cessação do Tabagismo. O serviço, prestado pela Unimed Saúde, oferece gratuitamente apoio profissional para clientes que querem se livrar do tabaco.
O tratamento funciona em grupos, que reúnem pessoas dispostas a abandonar o vício. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta de psicóloga, assistente social, enfermeira e nutricionista.
Para participar, o cliente pode se inscrever no programa ou ser encaminhado pelo seu médico. Feito isso, o paciente passa por uma avaliação inicial, realizada por uma psicóloga ou enfermeira.
Na primeira fase do tratamento, os encontros acontecem uma vez por semana, durante três meses, nos seguintes dias e horários: às terças-feiras, às 18h30; às quintas-feiras, às 11h30; e às sextas-feiras, às 9h.
O paciente que conseguir deixar de fumar nos primeiros três meses passa para a fase de manutenção. Nela, os grupos se reúnem uma vez por mês, durante nove meses. O tratamento completo tem duração de 12 meses.
Além do suporte profissional e do apoio entre os próprios participantes, que trocam experiências e estratégias durante os encontros, o paciente pode contar com a ajuda de medicamentos (um comprimido ou um adesivo) oferecidos de graça pela Unimed Londrina durante o tratamento. Mas para ter acesso a eles, o paciente precisa solicitar ao seu médico de rotina uma avaliação sobre a possibilidade do uso e uma receita médica solicitando o medicamento.
Converse com seu médico cooperado sobre o programa e com os pacientes que precisam de ajuda para largar o cigarro. Os interessados podem procurar a Unimed Londrina espontaneamente ou serem encaminhados por escrito pelo médico. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da cooperativa, por meio deste link. Outra alternativa é fazer o agendamento da avaliação inicial pelo telefone (43) 3375-6016.