A vida moderna nos força a um ritmo acelerado e encontrar maneiras de manter uma dieta saudável e equilibrada pode ser um desafio. Muitas vezes, a correria do dia a dia nos leva a fazer escolhas alimentares rápidas e nem sempre saudáveis. No entanto, as marmitas caseiras são uma solução prática e deliciosa para garantir uma boa alimentação mesmo nos dias mais corridos.
As marmitas podem ser preparadas em casa e levadas para o trabalho, escola ou onde quer que você precise estar durante o dia. Além de serem uma opção econômica, permitem controle total sobre os ingredientes consumidos, tornando mais fácil cuidar da alimentação de forma consciente.
Antes de começar a preparar as suas marmitas, é indispensável planejar as suas refeições. Faça uma lista dos pratos preferidos e certifique-se de incluir uma variedade de alimentos, como proteínas magras, vegetais, carboidratos e gorduras saudáveis. O planejamento ajuda a evitar desperdícios e garante uma ida ao mercado mais inteligente.
Prepare porções maiores e divida em refeições. Isso economiza tempo, gás e energia. Para tornar seu cardápio ainda mais atraente, experimente receitas diferentes e faça ajustes conforme as suas preferências. Experimente novos ingredientes, temperos, molhos e técnicas culinárias para manter a empolgação e o sabor.
Escolha recipientes herméticos e de qualidade para manter suas refeições frescas por mais tempo. Os potes de vidro são os mais indicados, mas atualmente existem excelentes opções de recipientes plásticos em casas de embalagens, específicos para congelamento e aquecimento no micro-ondas, livres de bisfenol (BPA free).
Para garantir a segurança alimentar, é essencial armazenar corretamente. Guarde suas marmitas na geladeira a uma temperatura de 4°C ou menos ou se não for consumir na semana, congele-as.
Alimentos para variar nas marmitas:
Proteínas
Carnes magras como peito de frango, peixe são excelentes fontes de proteína animal e leguminosas como feijão, lentilhas, ervilha, soja e grão-de-bico são ótimas opções de proteína vegetal.
Vegetais
Brócolis, vagem, couve-flor, cenouras, espinafre, pimentões, abobrinha.
Vegetais folhosos
Alface, rúcula, repolho, chicória e acelga são opções para levar à parte e comer de forma livre, pois ajudam na saciedade.
Carboidratos
Arroz integral, quinoa, batata, batata-doce, mandioquinha e massas integrais.
Gorduras saudáveis
Abacate, nozes, sementes de chia ou azeite de oliva.
Estas opções podem ser adicionadas no momento de fazer a refeição.