Loading…
teste

Vacina contra a dengue: você já tomou?

A vacina contra a dengue é uma importante ferramenta no combate à doença, especialmente àqueles que ainda não foram infectados.

A vacina é um recurso de proteção contra os diferentes sorotipos do vírus, evitando a possibilidade de infecção e o desenvolvimento da dengue. Além disso, a vacinação em larga escala contribui para reduzir a transmissão do vírus, quebrando a cadeia de contágio e protegendo também aqueles que não podem receber a vacina.

Outro benefício importante é a prevenção de casos graves de dengue, que podem levar a hospitalizações e até mesmo à morte. A vacinação tem o potencial de reduzir ainda o impacto da doença no sistema de saúde, aliviando a sobrecarga nos serviços médicos e proporcionando melhores condições de tratamento para os pacientes.

No entanto, é essencial ressaltar que a vacinação deve ser realizada de acordo com as recomendações médicas.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A infecção pelo vírus da dengue pode variar de uma forma leve, conhecida como dengue clássica, até mais graves, como a dengue hemorrágica, que podem levar a complicações e até mesmo à morte.

A vacina, conhecida como tetravalente, oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Quando uma pessoa vacinada entra em contato com o vírus da dengue, seu sistema imunológico já possui os mecanismos de defesa necessários para combater a infecção.

Estudos clínicos têm demonstrado a eficácia e segurança dessa vacina em pessoas que ainda não foram infectadas pelo vírus da dengue. Em testes realizados em diferentes países com alta incidência da doença, a vacina mostrou ser capaz de reduzir significativamente o número de casos de dengue, tanto da forma leve como da forma mais grave.

Serviço

A Unimed Londrina tem doses disponíveis na sua Clínica de Vacinas a R$ 425 cada dose, parceladas em até 8x. A indicação é para pessoas de 4 a 60 anos que tiveram dengue ou não. Fora dessa faixa etária, é necessário pedido médico.

Vacine-se de forma moderna e eficaz na Clínica de Vacinas da Unimed Londrina, situada à Rua Senador Souza Naves, 999 em Londrina e na Rua Eurilemos, 756, em Arapongas. Mais informações pelo (43) 3375-5050 (opção 2). Consulte seu médico.

Atualização: A vacina está indisponível na rede privada desde fevereiro de 2024, por uma decisão da fornecedora e farmacêutica Takeda.