As doações para a campanha “Eu Ajudo na Lata” reduziram drasticamente. Há nove anos a Unimed Londrina realiza a campanha de arrecadação de lacres de latas de alumínio, que são comercializados e têm a renda revertida na compra de cadeiras de rodas para instituições beneficentes. A iniciativa dá um destino mais nobre aos lacres e ajuda pessoas com dificuldades de locomoção.
Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, no ano passado a campanha arrecadou lacres suficientes para a compra de 12 cadeiras de rodas. Já nesta edição que se aproxima da reta final, a quantidade de doações do material é suficiente para adquirir apenas seis equipamentos. A cada cinco cadeiras de rodas adquiridas pela campanha, a Unimed Londrina doa mais uma.
Neste ano, sete instituições aguardam os equipamentos, que serão entregues em setembro. São elas: APAE de Alvorada do Sul; Associação Flávia Cristina, de Londrina; Cáritas Arquidiocesana de Londrina; Instituto Pernas Preciosas, de Londrina; Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais de Londrina (ILECE); e o Lar São Vicente de Paula, de Arapongas.
“Estas entidades vão participar da enquete que será realizada em agosto no site da Unimed Londrina. A distribuição das cadeiras é feita de acordo com a quantidade de votos que cada uma receberá”, explica Fabianne. A gerente acrescenta que uma cadeira será destinada para a Secretária Municipal de Educação de Londrina, parceira da iniciativa.
As doações de lacres de alumínio podem ser deixadas em qualquer prédio da Unimed Londrina até o dia 30 de agosto, com exceção do Pronto Atendimento.
A assistente social do ILECE Cafezal, Adriana Martinelli Casagrande, afirma que a campanha “Eu Ajudo na Lata” é uma iniciativa muito importante para as instituições beneficiadas. “Estimula a participação da sociedade em ações que podem ajudar muitas pessoas, como nossos alunos”, comenta.
Casagrande observa que a instituição já recebeu oito cadeiras de rodas da Unimed Londrina, em diferentes edições da campanha. “Os equipamentos são muito utilizados por aqui. Além de ajudar os alunos que atendemos nas duas unidades (ILECE Cafezal e ILECE Centro), também fazemos empréstimos das cadeiras para pessoas que precisam, principalmente para familiares de nossos alunos”, comenta.
A instituição atende atualmente 440 alunos com necessidades especiais.