Loading…
teste

Comitê das Secretárias dá os primeiros passos para criar projeto de sustentabilidade próprio

Em breve, as secretárias dos cooperados da Unimed Londrina poderão participar de um projeto ligado à sustentabilidade criado por suas representantes no Comitê das Secretárias. O primeiro passo foi dado na última reunião do comitê. As integrantes debateram o assunto e contaram com a participação da gerente da área de Sustentabilidade, Fabianne Piojetti, e da analista de Planejamento e Projeto da área de Gestão de Planejamento e Desenvolvimento da Unimed Londrina, Bruna Takahashi de Oliveira, além da equipe da área de Gestão de Relacionamento com Cooperado e Rede da cooperativa.

Segundo a analista de Relacionamento com Cooperado e Rede, Mariana Carvalho, a criação de um projeto na área de sustentabilidade surgiu a partir de uma pesquisa realizada entre as integrantes do Comitê anterior. Na ocasião foi apontado o interesse de desenvolver um trabalho nessa área (sustentabilidade social e ambiental).  “A reunião teve como objetivo fornecer informações que possibilitem a criação e execução de um projeto pelas secretárias”, comenta.

Para isso, as participantes tiveram uma conversa com a analista Bruna, que abordou questões básicas sobre o que é um projeto e como são elaboradas todas suas etapas. “Fizemos um brainstorm (tempestade de ideias) em que elas apresentaram temas que identificam como problemas e a soluções com as quais elas gostariam de trabalhar no projeto. Em um outro momento, será possível desmembrar os temas, entender o porquê do projeto, seu objetivo e justificativa, e identificar quem serão os envolvidos, os principais riscos e estabelecer um cronograma de execução”, explica a analista.

A gerente da área de Sustentabilidade da Cooperativa apresentou os projetos da Unimed Londrina para que a secretárias identificassem se podem contribuir com alguma iniciativa já realizada pela Unimed ou desenvolver algo semelhante por elas mesmas. Fabianne, afirma que já tinha percebido, entre as secretárias do Comitê, o interesse pelo voluntariado. “Surgiram várias ideias nesta reunião. O legal é que todas estão ligadas, de forma natural, ao nosso negócio, que é saúde e qualidade de vida. Estou bastante ansiosa para ver os resultados do trabalho delas, pois é um grupo fera! São bem articuladas, críticas, acho que vem coisa boa por aí”, comenta. 

A integrante do Comitê das Secretárias, Shirley Vieira, afirma que a reunião foi bastante produtiva. Para ela, conhecer os projetos da área de Sustentabilidade da Unimed Londrina e ouvir a analista da área de Gestão de Planejamento e Desenvolvimento impulsionou o Comitê a seguir adiante com para desenvolver um projeto. “Surgiram várias ideias e sugestões de projetos, e o mais bacana que muitos são voltados para ajudar o próximo”, comenta. Ela conta que está bastante animada por integrar o Comitê, e que, a cada reunião, percebe que ela e as demais integrantes “ficam sempre curiosas sobre o que está por vir”.