A Unimed Londrina inicia, neste mês de fevereiro, mais uma edição da pesquisa anual de satisfação dos beneficiários. Realizada conforme as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), essa pesquisa obrigatória tem o objetivo de avaliar a experiência dos clientes e a qualidade dos serviços prestados.
A pesquisa abordará aspectos como a qualidade do atendimento à saúde, o relacionamento com a operadora e a utilização dos serviços no último ano. A coleta das respostas será realizada por telefone, sob a responsabilidade da empresa Litz – Estratégia e Marketing. Os participantes serão selecionados aleatoriamente, considerando critérios como faixa etária, gênero, tipo de contrato, localização e abrangência do plano.
O levantamento será concluído no fim de abril e fornecerá informações para que a Cooperativa possa aprimorar a experiência de seus mais de 200 mil clientes.
Resultados da pesquisa de satisfação dos beneficiários (2024)
Além da pesquisa solicitada pela ANS, a Unimed Londrina também conduz seu próprio levantamento para conhecer melhor seus beneficiários. Em 2024, essa iniciativa revelou percepções importantes sobre os serviços prestados pela operadora. O estudo, realizado entre 8 de julho e 17 de setembro, contou com a participação de 400 beneficiários e analisou a utilização dos serviços nos 12 meses anteriores. Caracterizada como descritiva e quantitativa, a pesquisa apresenta margem de erro de 4,89% e nível de confiança de 95%.
No índice de satisfação geral, 86,5% dos entrevistados avaliaram a Unimed Londrina como "ótima" ou "boa". O resultado, embora positivo, representa uma variação se comparado à pesquisa de 2023, quando o índice foi de 91,5%.
Entre os principais motivos para ter um plano de saúde da Cooperativa, a segurança foi apontada por 45,5% dos entrevistados, sendo um fator ainda mais relevante entre o público idoso. Essa percepção se fortalece ao longo do tempo, refletindo no desejo crescente dos beneficiários em manter o plano. O atendimento oferecido pelos profissionais foi um dos pontos fortes mais destacados, com 19,8% das respostas.
Os hospitais da rede credenciada foram apontados como os pontos de maior crítica, especialmente nos aspectos relacionados à cordialidade e atenção dos médicos, visitas de acompanhamento, qualidade das instalações, rapidez na recepção e triagem, disponibilidade de vagas e conforto para acompanhantes.
A quantidade de médicos disponíveis continua sendo um desafio, apontado por 12,5% dos entrevistados como o principal ponto fraco da Unimed Londrina. Houve uma queda de 12,8 pontos percentuais na satisfação com o "Número de médicos disponíveis".
Sobre as perspectivas futuras, 93,5% dos beneficiários pretendem manter o plano de saúde nos próximos 12 meses, 4% desejam incluir dependentes, 1,5% pretende cancelar ou mudar de operadora, e 1% pretende excluir dependentes. Em relação a 2023, houve um aumento na intenção de permanência no plano, visto que, no ano anterior, esse índice era de 88%.
Com esses dados, a Unimed Londrina reforça seu compromisso em aprimorar a experiência dos beneficiários, mantendo o cuidado como sua principal motivação.