Loading…
teste

Programas gratuitos ajudam clientes a se livrarem do cigarro e do álcool

Depois de fumar por 35 anos, o mecânico José Carlos Rodrigues resolveu que era hora de abandonar o vício. Buscou ajuda do Programa Livre do Tabaco, mantido pelo serviço Unimed Saúde, da Unimed Londrina, e hoje está há seis anos e dois meses longe dos cigarros.

O mecânico lembra que a decisão de dar um basta na fumaça veio quando percebeu que ele era o único que fumava na turma de amigos e familiares. “Minha saúde estava boa, mas me incomodava ter que me afastar das pessoas da minha roda toda vez que queria fumar”, comenta.

Rodrigues lembra que a participação no Grupo de Tabagismo da Unimed Londrina foi fundamental para interromper de vez o hábito. “O programa me ajudou muito. Estar em grupo nos fortalece para manter a decisão de parar de fumar. Em pouco mais de dois meses de participação no programa eu já tinha conseguido largar o cigarro”, afirma. E de quebra, o ex-fumante trocou um hábito nocivo por outro saudável: passou a fazer parte do Grupo de Corrida da Unimed Londrina.

Segundo ele, a experiência no Programa Livre do Tabaco foi tão boa, que ele voltou a procurar o serviço, mas desta vez para se livrar do álcool. Em outubro de 2021, Rodrigues começou a participar do Programa de Cessação do Alcoolismo, da Unimed Saúde. 

Apesar do pouco tempo de participação, Rodrigues já está tendo efeitos positivos. “Já consegui reduzir o consumo de bebidas em pelo menos 70%”, conta, destacando que a sua meta é “parar de vez” com o álcool.  “Mas como a gente diz lá no grupo, é um dia após o outro, é uma conquista diária”, reflete.

Para isso, salienta o mecânico, a participação no programa é importante, pois o grupo conta com apoio multiprofissional para seguir em frente na decisão de se livrar do vício. “Estou me sentindo bem e bastante satisfeito com minhas conquistas até aqui”, comenta.

Há mais de dez anos o programa Livre do Tabaco é mantido pela Unimed Londrina. Nesse período, já foram atendidos quase mil clientes. Desses, cerca de 60% conseguiram abandonar o cigarro. Atualmente, estão em andamento três grupos de tabagismo, com 23 participantes no total.

Já o programa de Cessação de Alcoolismo começou a funcionar em julho de 2021. Nestes sete meses de atividades, formaram-se dois grupos com um total de 12 participantes. Por ser uma novidade dentro da Unimed Saúde e os dois primeiros grupos ainda estarem em andamento, não há uma conclusão sobre os resultados finais. Mas entre os integrantes, dois já interromperam completamente o consumo de bebidas alcóolicas há três meses.

Segundo o analista administrativo da Unimed Saúde, Rodrigo Gomes da Silva, os dois programas estão abertos, gratuitamente, a qualquer cliente da Unimed Londrina que tiver interesse em parar de fumar ou cessar o alcoolismo. Os participantes recebem apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogas, assistente social, enfermeiras e nutricionistas. “Um benefício exclusivo oferecido pelos dois programas aos pacientes que desejarem é a disponibilização gratuita de medicamentos que auxiliam no tratamento”, afirma.

Os médicos podem encaminhar seus pacientes, que tenham interesse, a qualquer um dos programas mantidos pela Unimed Saúde. Mas os clientes também podem buscar o apoio dos grupos de Tabagismo e de Alcoolismo espontaneamente. Para isso, basta acessar o site da Unimed Londrina, clicando aqui para o Programa de Cessação do Alcoolismo e aqui para o Programa Livre do Tabaco. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3375-6016.