Depois de ter tido sua qualidade reconhecida com o Selo Ouro, do Programa Segurança em Alta, concedido em 2021 pela Unimed Paraná, o Pronto Atendimento (PA) da Unimed Londrina busca mais uma certificação dos serviços prestados. Para isso, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, o PA recebe uma visita diagnóstica da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Uma equipe de uma empresa, responsável por emitir o certificado da ONA, fará uma auditoria nos processos, documentações e práticas adotadas pelo PA. Segundo o gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Unimed Londrina, André Ferreira Simas, o objetivo é diagnosticar se o serviço da Cooperativa está em conformidade ou não com os requisitos exigidos para a emissão da certificação.
O gerente também afirma que a Unimed Londrina tem reforçado, desde 2019, seu modelo de qualidade e segurança assistencial. “De lá para cá temos buscado implantar boas práticas reconhecidas nacionalmente sobre esses temas, tendo como base as diretrizes da ONA”, explica. A ONA é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil.
A meta pela certificação do PA foi definida pela Cooperativa como parte do Planejamento Estratégico. “O objetivo é garantir uma boa prática de assistência nos serviços oferecidos pela Cooperativa, com foco na segurança do paciente”, salienta Simas.
O trabalho realizado no PA para obter a certificação da ONA é orientado por um manual de requisitos de segurança, qualidade e boas práticas de assistência, que vem sendo implantado nos serviços da Cooperativa.
A gerente do PA, Madalena Ramos, observa que a visita diagnóstica é um dos estágios do processo de certificação. A expectativa dos gerentes que acompanham o processo é que a Cooperativa já tenha noção do resultado dessa auditoria ainda na semana seguinte à visita. “Com esse resultado prévio, já teremos condições de avaliar junto à diretoria e superintendência quais serão os próximos passos, para, assim podermos definir quando vamos de fato buscar a certificação”, diz.