Loading…
teste

Unimed Londrina lança Programa de Rastreio do Câncer

A Unimed Saúde iniciou neste mês de agosto o programa “Rastreio Organizado do Câncer”. O objetivo do serviço é orientar o cliente a buscar o diagnóstico do câncer na fase assintomática da doença.

Segundo a coordenadora médica da Unimed Saúde, Dra. Rose Meire Albuquerque Pontes, o rastreio é um conjunto de métodos sensíveis, específicos e seguros, que são aplicados no diagnóstico precoce do câncer, em situações de alto risco. “O principal objetivo é estimular a realização dos exames determinados pela ciência como extremamente úteis para rastreio de câncer, seguindo protocolos que incluem o sexo e a faixa etária do cliente”, explica a médica.

O rastreio faz parte de uma série de atividades de cuidado, promoção e melhoria de saúde. O novo programa adota como estratégia a abordagem de indivíduos que já apresentam sinais e/ou sintomas de uma doença e ações dirigidas à população assintomática, na fase subclínica do problema em questão.

Conforme Dra. Rose, o programa surgiu a partir da observação e identificação de que as pessoas não estão fazendo os exames recomendados. Esse comportamento reduz a oportunidade de detectar o câncer na fase inicial. “Quando observamos os dados do nosso sistema, percebemos que há oportunidade de melhorar bastante os índices de diagnóstico precoce de alguns tipos de cânceres”, afirma. “O câncer é uma importante causa de perda de vida e de incapacidade, por isso temos interesse em detectá-lo o mais cedo possível”, complementa.

O foco do programa é seguir os protocolos para detectar os tipos de cânceres mais prevalentes em nossa população: mama, útero, próstata e intestino grosso.

Rastreio de Câncer de Mama: realização de mamografia em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

Rastreio de Câncer Útero: realização de citologia oncótica em mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

Rastreio de Câncer de Próstata: realização de consulta com urologista para homens com idade entre 50 e 75 anos – paciente e médico decidem juntos sobre o rastreio.

Rastreio de Câncer de Intestino: realização de consulta com gastroenterologista para homens e mulheres com idade entre 50 e 75 anos. Paciente e médico decidem juntos sobre o exame mais adequado para rastreio.

Dra. Rose observa que o programa segue as orientações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), relacionadas à prevalência de alguns tipos de câncer em determinada faixa etária. A médica lembra que em algumas situações é necessário iniciar o rastreio antes, por questões relacionadas a histórico familiar, cor da pele e outros fatores. Ela salienta que, se o médico recomendou a realização do exame, a orientação é seguir o pedido, mesmo que o cliente esteja fora da faixa etária definida pelo INCA.

O Unimed Saúde encaminhou para todos os clientes das faixas etárias em questão um e-book com explicações sobre o novo programa. “Os médicos cooperados podem auxiliar identificando em consultas médicas os clientes que não fizeram os exames e incentivando-os a fazê-los”, afirma.

Para isso, os cooperados podem recomendar aos seus pacientes o programa Rastreio Organizado do Câncer, orientando-os que entrem em contato pelo telefone (43) 99188-1497.