“O alcoolista sempre acha que vai conseguir controlar o vício sozinho. Talvez esse seja o maior problema que enfrentamos para superar essa doença.” O relato é do advogado Hélio Venâncio, 48 anos, que integra o Grupo de Cessação do Alcoolismo da Unimed Londrina. O mais novo programa da Unimed Saúde completa neste mês um ano de funcionamento e já apresenta seus primeiros resultados positivos.
O advogado frequenta os encontros desde abril deste ano e afirma que já percebe os benefícios das reuniões. “Essa partilha de experiências proporcionada pelas conversas no grupo é um fortalecimento emocional. A gente começa a compreender que isso é uma doença que precisa ser tratada”, salienta. “Meu propósito é zerar o vício! Não beber mais nada, nunca mais”, complementa.
O paciente está convencido que sua decisão é a única alternativa para ficar bem. “São danos pessoais, emocionais, familiares e profissionais. Realmente é uma droga. Os danos diretos são visíveis, mas os indiretos são imensuráveis”, analisa.
A psicóloga Marcela Lima da Silva, que coordena o grupo da Unimed Saúde, afirma que o programa trabalha com uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiras, assistente social, psicóloga e nutricionista. “O alcoolismo é uma doença multifatorial. Buscamos enxergar o ser humano como um todo e acolhemos todas as questões sociais e psicológicas que envolvem a questão”, explica.
O programa, segundo ela, trabalha o hábito e o vício psicológico. “Há um certo incentivo por parte da sociedade para o consumo da bebida, mas quando se transforma em doença, a pessoa é marginalizada e sofre bastante com o preconceito”, comenta.
Neste primeiro ano, o Programa teve adesão de 22 participantes, sendo 12 homens e dez mulheres. Desses, seis abandonaram o grupo, sete cessaram o alcoolismo e os demais ainda estão no processo.
Novas adesões ao grupo são aceitas a qualquer momento. “A pessoa pode participar enquanto achar que precisa do apoio do programa”, afirma Marcela.
Os médicos cooperados também podem encaminhar seus pacientes que necessitem desse apoio através da área logada do site da Cooperativa. Feita a inscrição, o cliente agenda um horário para fazer uma triagem com uma enfermeira da equipe para começar a participar dos encontros. As reuniões acontecem às quartas-feiras das 18h30, na Unimed Saúde (Av. Santos Dumont, 860).
Conheça mais o serviço assistindo ao relato do Odivaldo Pecoraro clicando aqui.