O consumo de álcool e/ou cigarro é um problema que atinge pessoas de todas as idades no mundo todo. Diferentemente do que se imagina, a dependência química não tem relação com mau comportamento, falta de caráter ou falta de vontade. Desde 1967, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o vício em drogas lícitas e ilícitas uma doença que atinge os indivíduos de maneira física e mental.
Para conscientizar a população sobre o problema, o dia 20 de fevereiro é considerado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Um importante marco para discutir sobre questões que afetam tantas pessoas.
Pensando em oferecer ajuda qualificada, a Unimed Londrina promove semanalmente acompanhamento para a cessação do tabagismo e tratamento do alcoolismo no Centro de Promoção de Saúde, da Av. Santos Dumont, 860. Os encontros são realizados em grupos e/ou individual com a intenção de trabalhar estratégias de mudança de hábitos e apoio emocional, como explica a assistente social e coordenadora dos grupos da Cooperativa, Viviane Cristina Pereira de Souza.
“O grupo é assistido por uma equipe multidisciplinar composta de psicóloga, assistente social e enfermeira de apoio. O tratamento ocorre por 12 semanas com reuniões semanais de 1 hora e 30 minutos cada, no período da manhã ou da noite. Se for necessário, nós fornecemos as medicações para o tratamento também. O paciente que atingir o objetivo de parar de fumar ou beber durante esse período recebe alta”, destaca.
O representante comercial Ivan Calijuri foi uma das pessoas que recebeu alta do programa de cessação de tabagismo e hoje celebra essa conquista. Ele conta que tentou parar o vício trocando o cigarro convencional pelo eletrônico pela falsa sensação de que seria menos nocivo, mas em um exame de rotina descobriu que estava com um machucado no esôfago que poderia se tornar um câncer de garganta se continuasse.
“Passou um filme na minha cabeça. Nesse momento você lembra de histórias de familiares e amigos que tiveram problemas de saúde e faleceram por conta do cigarro. Foi aí que deu aquele estalo da mudança”, relembra.
O representante comercial conta que a terapia e o grupo da Unimed Londrina foram fundamentais nesse processo. “No grupo você encontra pessoas que passam pela mesma situação, são experiências compartilhadas. Às vezes, vemos casos que são até mais difíceis que o nosso”, pontua.
Para participar do programa, o interessado em agendar uma avaliação pode entrar em contato pelo número (43) 3375-6016 ou pelo site clicando aqui. É necessário ter mais de 18 anos e ser cliente Unimed. No entanto, também há duas vagas sociais para quem não faz parte do plano, mediante disponibilidade.
Érico Zanini, gerente do Centro de Promoção de Saúde da Unimed Londrina, reconhece a importância do programa oferecido pela Cooperativa. “Acompanhar esses pacientes até a alta reitera nosso propósito de cuidar. Queremos que esse programa chegue cada vez mais às pessoas que precisam desse apoio”, conclui.