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Programa vai levar filosofia cooperativa para alunos da rede municipal de ensino de Londrina e Lerroville

A Unimed Londrina encerrou neste mês a primeira fase do Programa Cooperjovem, com a capacitação de 28 professores da rede municipal de ensino que inclui professores da área urbana de Londrina e do distrito de Lerroville. Com isso, o programa está pronto para entrar na sua segunda fase, quando será aplicado aos alunos dos professores capacitados, sendo 306 em Lerrovile e 422 na área urbana de Londrina,já partir do retorno das férias de julho. Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, o programa Cooperjovem tem como propósito “desenvolver protagonistas na construção de uma sociedade consciente, colaborativa e próspera”.

Ela explica que o Cooperjovem é um programa de educação cooperativista executado em âmbito nacional pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), e no Paraná, pelo Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), por meio do Sescoop/PR, que é a entidade do sistema S do cooperativismo. “Graças a essas parcerias, o ensino da filosofia cooperativista já chegou a mais de 27 mil alunos, tendo sido ministrada por 1.338 professores, até o final de 2022”, afirma.

Fabianne salienta que o programa está alinhado com as competências da base nacional comum curricular e tem como objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover educação empreendedora, financeira e ambiental. “O programa também atende ao ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 4, da ONU (Organização das Nações Unidas) que estabelece o compromisso com a Educação de Qualidade”, comenta.

Segundo a gerente, em janeiro deste ano, a Unimed Londrina, em parceria com a cooperativa Sicoob, iniciou o trabalho de implantação do Cooperjovem em Londrina, por meio da Secretária Municipal de Educação.  Foi quando as atividades da primeira fase do programa foram aplicadas a duas turmas de professores da rede municipal de ensino, sendo uma com 16 professores de Londrina e outros 12 professores do Distrito de Lerroville.  “Esses professores foram preparados para aplicar o programa a seus alunos”, comenta.  Os educadores participaram de dois módulos preparatórios: “Capacitação da Nova Metodologia Cooperjovem 1 e 2”. Cada um desses módulos aconteceu em dois encontros virtuais e um encontro presencial, que aconteceram nos meses de junho e julho deste ano, totalizando 10 encontros.

A capacitação dos professores consistiu em prepará-los para aplicar aos estudantes a metodologia do programa, que se baseia em um jogo com quatro grandes eixos: Cooperativismo, Educação Financeira, Empreendedorismo e Meio Ambiente.  Fabianne explica que durante a segunda fase, o programa será aplicado aos alunos por meio da aprendizagem baseada em projetos. “Os estudantes irão cooperar para solucionar um desafio de sonho coletivo e também no desenvolvimento de habilidades e competências”, salienta. 

A gerente afirma que o programa é aplicado na rede municipal de ensino com recursos e apoio do Sescoop e das cooperativas, que são os incentivadores do Cooperjovem. Além da capacitação dos professores, o programa também fornece o material didático, e as atividades com os alunos devem ser realizadas no período de um ano. “Ao final, espera-se que seja realizado um projeto cooperativo entre os alunos, que pode beneficiar a escola, os próprios alunos e a comunidade, de acordo com o sonho coletivo estabelecido pelo grupo”, diz Fabianne.