Loading…
teste

Mais de 210 mil pessoas foram atendidas pelas ações sociais e ambientais da Cooperativa

As ações sociais e ambientais organizadas pela Unimed Londrina e realizadas com a ajuda de cooperados, secretárias e colaboradores impactaram a vida de 211.389 pessoas em 2022. A título de comparação, seria o mesmo que encher três vezes o estádio do Morumbi. Pensando nessa dimensão, as campanhas e demais iniciativas obtiveram resultados satisfatórios que chegaram a esse universo de pessoas beneficiadas.

A campanha Eu Ajudo na Lata, que no ano passado completou 10 anos, arrecadou lacres suficientes para adquirir 19 cadeiras de rodas. Outros dez equipamentos foram doados pela Cooperativa para celebrar a décima edição. Todas as cadeiras foram distribuídas entre as 12 instituições de Londrina e região e uma delas foi destinada à Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

O projeto Saúde Bucal atendeu 169 estudantes da Escola Municipal Melvin Jones. A cooperativa realizou visitas trimestrais e em cada uma delas as crianças receberam gratuitamente um kit doado pela Dental Clean, contendo pasta, escova de dente e fio dental. Os estudantes do curso de Odontologia da Unopar fizeram parte do projeto de forma voluntária, ensinando as crianças a manterem a higienização correta da boca.

Os estudantes da rede pública de ensino também foram estimulados a desenvolverem seu lado criativo e sua responsabilidade social e ambiental em outras ações realizadas pela Unimed Londrina. Uma delas foi a campanha de livros, que doou 839 obras de literatura infantil. Este número beneficiou 422 alunos de duas escolas municipais: Francisco Aquino de Toledo e Machado de Assis. Já o Concurso de Desenho estimulou as crianças a ilustrarem o tema “Cuidar do meio ambiente é tornar a humanidade possível”. Nesta ação, participaram 2.481 estudantes do terceiro ano de 44 escolas municipais de Londrina. A campanha premiou 20 finalistas, três melhores desenhos e três professores que tiveram as melhores práticas pedagógicas.

O inverno de 400 pessoas atendidas pela Associação de Moradores do Vista Bela ficou mais quente com as arrecadações da campanha do agasalho. No ano passado, a iniciativa recebeu a doação de 353 itens, como cobertores e roupas, e R$ 540 em dinheiro, que foi utilizado para a comprar meias.

Outra campanha de arrecadação que obteve destaque foi a de fraldas geriátricas. Os cooperados doaram 1.012 pacotes que foram destinados a 222 pessoas atendidas por três instituições de Londrina: Lar São Vicente de Paulo, Lar Maria Tereza Vieira e Lar das Vovozinhas.

Os bancos de sangue e de leite humano do Hospital Universitário de Londrina também foram beneficiados pela Cooperativa. Ao todo, 69 colaboradores doaram sangue, contribuindo para que 276 vidas fossem salvas. Além disso, foram arrecadados 227 frascos de vidro e 2.250 tampas de plásticos para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário.

O voluntariado foi a força motriz de inúmeras iniciativas do ano passado. 681 colaboradores e 32 cooperados participaram do Programa Unimed Solidária. Na iniciativa, 130 consultas foram doadas e 28 palestras, realizadas. No total, 545 pessoas foram atendidas pelas ações.

O curso de atendentes na área da saúde também contou com o trabalho voluntário. As aulas foram ministradas voluntariamente por 27 professores, entre colaboradores e parceiros da ação. O curso formou 22 participantes, que tiveram seus currículos disponibilizados em um banco de talentos, no site da cooperativa, para cooperados e prestadores realizarem a contratação.

“Esse resultado coroa um trabalho realizado com muita atenção e comprometimento de pessoas que fizeram o bem sem pedir nada em troca”, valoriza a gerente de Sustentabilidade, Fabianne Piojetti. “A ajuda dos cooperados, secretárias e colaboradores foi fundamental, porque com eles pudemos aumentar o alcance de nossas ações. Esperamos contar com a participação de todos neste ano, para continuar oferecendo o melhor cuidado à comunidade”, almeja Fabianne.