Toda a responsabilidade atribuída ao trabalho de um cuidador prova que ele também precisa e deve solicitar ajuda quando necessário. Uma das maneiras de se cuidar é buscando o apoio de uma equipe multidisciplinar para lidar melhor com as questões emocionais, sejam elas no âmbito profissional ou pessoal. “Para cuidar do outro é preciso ter integridade física e mental, caso contrário o trabalho fica muito difícil”, afirma a assistente social da Unimed Saúde, Viviane Cristina Pereira de Souza.
Viviane é supervisora do Programa Grupo de Cuidadores, que há dois anos oferece um espaço na Cooperativa para que esses profissionais possam buscar ajuda quando atravessam algum tipo de sofrimento psíquico. “Não é um grupo voltado para o treinamento de técnicas de cuidados com o paciente, mas para a saúde mental do cuidador”, reitera a assistente social, enquanto destaca os objetivos do programa. “Estimular a importância do autocuidado com atividades, reflexões e trocas de experiências, além da socialização e interação entre os participantes”, complementa.
O grupo conta com reuniões semanais no formato on-line, das 14h30 às 16h, com realização prevista sempre para as quintas-feiras. Ao todo, cada grupo, que é composto por no máximo sete participantes, conta com oito encontros coordenados por profissionais da Singular. Dentre os temas abordados estão dificuldades e vivências do cuidador, autocuidado, autoestima, ansiedade e depressão, fases do luto e orientações para uma alimentação saudável. “Os temas escolhidos são de acordo com o levantamento de expectativa de cada grupo”, pontua Viviane.
Como participar do Programa Grupo de Cuidadores?
Para participar do programa, o cuidador não precisa ser cliente Unimed Londrina. A única obrigatoriedade é que o paciente atendido por ele seja beneficiário do plano de saúde da Cooperativa. “Cuidadores de pacientes atendidos pelo atendimento presencial, APS (Atenção Personalizada à Saúde), DOM (Atendimento Domiciliar) e Cuidados em Casa, por exemplo, estão aptos a participarem do grupo”, reforça Viviane.
A partir desta quinta-feira, dia 19, o programa conta com vagas disponíveis para o primeiro grupo de 2023. Para participar, o cuidador precisa entrar em contato diretamente com o serviço pelo telefone 3375-6016.
Seja um cuidador
Para quem deseja ser cuidador de idosos, a Faculdade Unimed e a Unimed Nacional oferecem um curso on-line gratuito. As inscrições estão abertas e o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). São mais de 80 horas de aulas on-line, com informações completas sobre esta atividade profissional. O objetivo é capacitar interessados em modalidades de atenção ao idoso, qualificando-os para o exercício da função. A inscrição pode ser feita clicando aqui.
A gerente de Sustentabilidade, Fabianne Piojetti, explica que esta iniciativa recebe o apoio da Cooperativa e tem alcançado bons resultados. “Apoiar esse curso é uma possibilidade de capacitar e profissionalizar pessoas para exercerem o cuidado de forma humanizada na assistência ao idoso”, ressalta a gerente. “Qualquer pessoa, maior de 18 anos, com ensino médio completo, que tenha interesse nessa capacitação pode participar”, convida.
Além de profissionalizante, o curso também é válido para pessoas que não pretendem atuar como cuidador. “Os conteúdos apresentados no curso podem auxiliar a capacitar familiares nos cuidados de seus entes queridos idosos, sejam saudáveis ou doentes, nos aspectos de cuidados e organização do cotidiano”, conclui.
Para saber mais a respeito do curso, assista ao vídeo produzido pela Faculdade Unimed sobre o papel do cuidador de idoso clicando aqui.