Loading…
teste

Ação Saúde Bucal beneficia 210 crianças de escola municipal de Londrina

A Unimed Londrina encerrou neste mês de setembro mais uma edição do Projeto Saúde Bucal, realizado em escolas municipais de Londrina. Pelo 8º ano consecutivo a cooperativa realiza esta iniciativa e neste ano a instituição contemplada foi a Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, localizada no Jardim Marabá (Zona Leste). A ação educativa, que tem como objetivo proporcionar informações sobre saúde bucal e orientações práticas de higiene, beneficiou 210 crianças das turmas do P5 (pré-primário) ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, o projeto é desenvolvido em três etapas, com visitas dos voluntários à unidade escolar nos meses de março, junho e setembro. “As ações são realizadas com intervalo médio de três meses, porque este é o tempo recomendado para a troca de escova dental”, explica Fabianne.   

A ação é desenvolvida em parceria com a Clínica Odontológica da Unopar, que disponibiliza estudantes para atuarem como voluntários no projeto. Sob a supervisão da professora Vanina Dalto, os futuros dentistas repassaram às crianças informações sobre higiene bucal, reforçando a importância de uma boa escovação para a saúde.

A atividade também conta com a parceria da DentalClean, que doa os kits de higiene bucal, composto de escova, creme e fio dental. Nesta edição foram distribuídos 615 kits. Fabianne destaca ainda a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Londrina, que indica a unidade escolar a ser atendida pela iniciativa.

A coordenadora pedagógica da escola municipal beneficiada neste ano, Sarah Viani, afirma que o projeto leva para as crianças um tema de extrema importância.  “A receptividade dos alunos é muito boa. Eles se envolvem bastante, e os voluntários conseguem passar as informações necessárias de maneira lúdica”, observa.

Sarah salienta que os estudantes repassam para suas famílias o que aprenderam com a iniciativa. “É uma comunidade que carece de informações, e a atividade contribuiu para que os conhecimentos repassados aos estudantes ultrapassem os muros da escola”, comenta.