A campanha Eu Ajudo na Lata, ação social e de sustentabilidade da Unimed Londrina, inicia a partir do dia 16 de janeiro a sua 11ª edição. O cunho social do projeto é ajudar quem precisa. Já a sustentabilidade está na destinação dos lacres de alumínio em troca de cadeiras de rodas. “Em todo o processo contamos com o apoio dos colaboradores, cooperados, secretárias e comunidade, que doam esses lacres nos pontos de coleta disponibilizados pela Cooperativa”, comenta a gerente de Sustentabilidade, Fabianne Piojetti.
De acordo com a gerente, a meta deste ano é manter os bons resultados da campanha, à medida que cria e fortalece hábitos sustentáveis entre as pessoas. “O objetivo é envolver os colaboradores e a comunidade nesta importante ação. A separação do lacre, além de reduzir o impacto do lixo no meio ambiente, tem por meta reverter esse material em cadeiras de rodas, atendendo pessoas com mobilidade reduzida, especialmente aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, ressalta Piojetti.
A assistente de Sustentabilidade, Isabela Moreno, chama a atenção para o número de lacres de alumínio necessários para a obtenção de uma cadeira de rodas: 170 garrafas de dois litros. “Para que possamos realizar a troca são necessárias centenas de garrafas. O trabalho é grande, mas quando isso é compartilhado com os nossos públicos, a ação se torna muito viável, por isso, contamos com a colaboração de todos”, valoriza a assistente.
O processo de seleção para as entidades se habilitarem como beneficiárias na edição de 2023 da campanha já está disponível e segue até o dia 16 de fevereiro. A inscrição é feita mediante preenchimento de um formulário online. Para acessá-lo, clique aqui. O regulamento para participação também está disponível e pode ser acessado clicando aqui.
Assim como nas edições anteriores, a quantidade de cadeiras de rodas distribuída entre as instituições selecionadas será definida pela comunidade, por meio de uma enquete realizada no site da Unimed Londrina.
Pontos de arrecadação
Todos podem ajudar coletando os lacres de latas de alumínio e entregando o material em um dos seguintes postos de arrecadação da Unimed Londrina: Sede Administrativa (Av. Ayrton Senna, 1.065), Clínica Multiprofissional e Clínica de Oncologia e Aplicação de Medicamentos Especiais (Av. Ayrton Senna, 555), Unimed Saúde (Av. Santos Dumont, 860), Clínica de Vacinas (R. Souza Naves, 999) e escritórios regionais de Cambé, Ibiporã, Rolândia, Arapongas e Assaí.
29 cadeiras doadas em 2022
Na última edição, a Cooperativa arrecadou 1.010 kg de alumínio, o que possibilitou a compra de 19 cadeiras de rodas. O montante contou com o acréscimo de 10 cadeiras de rodas doadas pela singular, em razão do aniversário de 10 anos da campanha. Ao todo, quatro instituições londrinenses foram contempladas, dentre elas: Associação Flávia Cristina, Cáritas Arquidiocesana, Casa Dia para Idosos e Secretaria Municipal de Educação. Outras três instituições da região também receberam o apoio: Lar São Vicente de Paulo, de Arapongas, e as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cambé e Alvorada do Sul.
Confira o vídeo de cobertura de entrega das cadeiras de rodas às instituições clicando aqui.