O Comitê das Secretárias recebeu em sua última reunião a gerente de Atendimento ao Cliente da Unimed Londrina, Márcia Casarini. Na pauta estavam a rotina do atendimento ao cliente e os procedimentos relacionados a esse público nos consultórios médicos.
Márcia apresentou às integrantes do comitê uma série de orientações e informações para assegurar um trabalho de qualidade das secretárias no que diz respeito ao atendimento ao paciente. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas e apresentar dicas sobre procedimentos da Unimed Londrina nesta relação cotidiana com os clientes e repassar essas informações para todas as secretárias que atuam em consultórios e clínicas de cooperados da Singular.
Um dos temas apresentados pela gerente às integrantes do comitê foi a liberação guias. Márcia destacou alguns cuidados que as secretárias devem tomar sempre que forem fazer a liberação de guias da Unimed Londrina. Segundo ela, é essencial solicitar o cartão do cliente e um documento com foto na hora de fazer uma liberação. “Nunca liberar apenas com o nome do cliente”, salienta. A gerente orientou ainda sobre a necessidade de conferir a identificação do paciente no sistema e também sobre a utilização do cartão virtual.
Outro ponto importante é a respeito dos relatórios solicitados pela WebSolus. “Esses relatórios facilitam as tratativas de liberações”, explica a gerente. Ela orientou ainda que secretárias e médicos cooperados fiquem atentos sobre a importância de codificar corretamente os exames solicitados, bem como o preenchimento de todo impresso TISS. “Principalmente a ‘Indicação Clínica’”, destaca a gerente, acrescentando que se houver CID na solicitação médica, mesmo que não seja obrigatório, é necessário registrar no sistema.
A gerente alertou também que a solicitação de prioridade é diferente de solicitação de urgência. “É primordial identificar de acordo com a necessidade do cliente, pois estes prazos de liberação são contabilizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar [ANS] e devem ser seguidos criteriosamente”, afirma Márcia. Outro procedimento importante na hora da liberação é anexar todos os documentos (laudos, relatórios médicos etc.) no momento da solicitação da guia.
Márcia falou também sobre aimportância de ficar atenta às informações que o sistema traz no momento de gerar uma guia. E, em caso de dúvidas sobre este assunto, a profissional pode entrar em contato com o Suporte das Secretárias nos telefones 3375-6160 ou 0800 400 6100.