A Unimed Londrina, em seu compromisso com a comunidade, destinou parte dos recursos arrecadados na Campanha de Destinação do Imposto de Renda de 2023 para apoiar projetos sociais. Destacam-se dois projetos que receberam um apoio financeiro significativo: o Projeto Crescer de Arapongas e o Projeto Solidariedade Sempre.
O Projeto Crescer, de Arapongas, apresenta um programa abrangente de atividades na Casa do Bom Menino de Arapongas. Destinado a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, com idades entre nove e 17 anos, em situação de vulnerabilidade educacional, o projeto oferece uma variedade de oficinas culturais, além de atividades pedagógicas e esportivas. Com o apoio da Unimed Londrina, o Projeto Crescer de Arapongas pôde manter e expandir suas atividades, proporcionando oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal para os jovens atendidos.
Paulo Hermínio Pennacchi, presidente do Projeto Crescer, ressalta a importância desse tipo de apoio para a instituição, que conta com mais de 900 alunos matriculados neste ano. "Esse apoio é fundamental para garantir a sustentabilidade do projeto ao longo do ano, pois é desafiador obter recursos suficientes para executar o planejamento anual de forma completa e eficaz", destaca. Ele exemplifica o impacto positivo desse apoio, citando os espetáculos organizados pela Casa do Bom Menino de Arapongas, nos quais os alunos compartilham o que aprendem por meio de apresentações.
Também foi beneficiado pela destinação de imposto de renda a Associação Solidariedade, que atua há duas décadas com projetos que oferecem ensino prático e teórico de instrumentos musicais, oficinas de canto coral e atividades de convivência e fortalecimento de vínculos em Londrina, realizando diariamente atividades em contraturno escolar.
Silvana das Graças Ludovico, responsável pela associação, destaca que a proposta é promover valores por meio da música. "Somos muito gratos pelos recursos que recebemos por meio das destinações dos cooperados da Unimed. Toda a renda obtida é utilizada para as despesas do projeto Música e Solidariedade, que nos permite continuar ensinando música para as 50 crianças e adolescentes que participam do projeto, oferecendo oficinas com vários instrumentos, desde flauta até violino", explica Ludovico. "Hoje, podemos afirmar com convicção que nosso maior apoio vem da Unimed e que sem ele não seria possível alcançar nossos objetivos, os quais têm um impacto direto nos sonhos de nossos educandos", enfatiza.
Ambos os projetos beneficiados pela campanha de destinação do Imposto de Renda da Unimed Londrina representam exemplos concretos do impacto positivo que a solidariedade e a responsabilidade social podem ter na vida das pessoas. A campanha de destinação do Imposto de Renda da Unimed Londrina para o ano de 2024 está prevista para iniciar no segundo semestre deste ano.