Loading…
teste

Unimed Londrina recebe doses da Gardasil 9, nova vacina contra o HPV

A nova vacina que amplia a proteção contra o HPV, Gardasil 9, já está disponível na Clínica de Vacinas da Unimed Londrina. A vacinação é a melhor forma de prevenir alguns tipos de câncer e outras doenças relacionadas ao Papiloma Vírus Humano, o vírus HPV, que costuma infectar quase todos os homens e mulheres sexualmente ativos.

O HPV é responsável por 99% dos cânceres de colo do útero e por aproximadamente 70% dos casos de cânceres vaginais e vulvares. Nos homens, 90% dos casos de câncer de ânus e 60% dos casos de câncer de pênis estão associados ao HPV.

A vacinação pode ser feita em meninas e meninos a partir dos nove anos de idade, antes do início da vida sexual, o que é importante para proteger contra a infecção pelo vírus. De acordo com a nota técnica da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), esta nova vacina, também conhecida como HPV nonavalente, inclui os subtipos 31, 33, 45, 52 e 58 do HPV, além dos subtipos 6, 11, 16 e 18, que já existiam na versão anterior do produto.

Para meninas e mulheres:

A vacina é indicada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade para prevenir os cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus e as verrugas genitais (condiloma acuminado). Além disso, a imunização também protege contra infecções persistentes e lesões pré-cancerosas.

Para meninos e homens:

A Gardasil 9 é indicada para meninos e homens de 9 a 45 anos de idade para prevenção do câncer do ânus, lesões pré-cancerosas anais, lesões genitais externas (incluindo verrugas genitais) e infecções persistentes causadas pelo HPV.

Esquema vacinal

Meninos e meninas dos 9 aos 14 anos devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas. Dos 15 aos 45 anos, são necessárias três doses, sendo a primeira no dia de escolha, a segunda dois meses após, e, a terceira, quatro meses após a segunda.

Saiba mais

É importante ressaltar que pacientes que fizeram o esquema com a HPV quadrivalente, se quiserem, podem refazer o esquema com a HPV 9, após um ano. Adolescentes e adultos previamente expostos aos vírus podem ser vacinados.

A vacinação contra o HPV não substitui a realização de exames preventivos, como o Papanicolau, que também são essenciais na detecção precoce de lesões causadas pelo vírus.