Em 2023, tiveram início as quatro primeiras turmas do Curso Técnico de Enfermagem, fruto de uma parceria entre a Unimed Londrina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Na última terça-feira de novembro, os estudantes participaram da cerimônia de Passagem da Lâmpada, um ritual simbólico que celebra a metade do curso e marca a formação como técnicos de enfermagem.
A Passagem da Lâmpada é uma cerimônia típica da área da enfermagem que remonta à história de Florence Nightingale, considerada fundadora da enfermagem moderna, conhecida por cuidar de pacientes durante as guerras, muitas vezes carregando lâmpadas para iluminar o caminho.
Durante o evento, os 80 estudantes receberam de suas professoras a chama da Florence, incentivando-os a continuarem com ela acesa, relembrando os princípios de cuidado, empatia e profissionalismo, que devem nortear a carreira de técnico de enfermagem. Jéssica da Costa Silva, estagiária da Clínica de Feridas da Unimed, comenta que foi um momento inspirador.
“Senti uma mistura de emoções. Por um lado, um frio na barriga por tanta responsabilidade e compromisso. Por outro, um sentimento de gratidão por fazer parte desse momento especial, rodeada de pessoas que compartilham os mesmos valores. Foi uma noite cheia de significado, que me fez refletir sobre meu papel no processo e sobre como posso contribuir de maneira mais profunda. Foi ao mesmo tempo emocionante, inspirador e transformador”, relembra. Confira os melhores momentos do evento assistindo ao vídeo clicando no link.
A parceria da Unimed Londrina com o Senac e o Sescoop para ofertar as turmas de técnico em enfermagem de forma gratuita surgiu com o objetivo de contribuir com o aumento do número de profissionais no nível técnico, que é escasso no mercado, para atender os hospitais e demais estabelecimentos de saúde que prestam serviço para a Cooperativa, como explica Lucia Baum, gerente da Assessoria de Desenvolvimento Humano (ADH) da Unimed Londrina.
“Essa iniciativa cumpre dois importantes princípios cooperativistas que é a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade, sendo assim, faz parte da nossa responsabilidade, enquanto Cooperativa, entregar isso para Londrina e região. E quem sabe no futuro, também poderemos contar com esses profissionais para oportunidades no nosso hospital”, relembra.
A conclusão do curso para as primeiras turmas está prevista para o fim de 2025. No mesmo ano a Cooperativa irá iniciar uma nova turma.