O alimento é o combustível do corpo. “Se nos abastecermos com combustível de baixa qualidade, o desempenho da nossa ‘máquina’ ficará comprometido”. A nutricionista Flávia Natalie de Oliveira Araújo, da Unimed Saúde, faz essa analogia para alertar sobre a importância da alimentação saudável. “Que tipo de alimento você está dando para seu corpo? Você está nutrindo ou adoecendo seu corpo?” questiona a nutricionista, propondo uma reflexão sobre o tipo de dieta que adotamos no dia a dia.
Flávia lembra que as pessoas vivem num corre-corre diário e que muitas vezes a alimentação fica em segundo plano.“A organização é fundamental, pois nossa vida é corrida e sem planejamento, acabamos comendo besteiras, como fast-food, comidas congeladas, macarrão instantâneo”, alerta. Segundo ela, esses produtos possuem excesso de gorduras, açúcares e sódio, que são prejudiciais ao organismo.
A nutricionista observa que ao se organizar a pessoa consegue consumir uma alimentação mais saudável. “Alimentar-se bem garante mais disposição, melhor concentração e atenção, temos sono de melhor qualidade, o funcionamento do intestino e o humor melhoram”, afirma.
A organização do que se vai comer começa no dia anterior. “Se você não pensou com antecedência, acaba comendo o que está na sua frente e podem ser alimentos que não nutrem, como produtos à base de farinha branca”, exemplifica.
O almoço deve incluir uma porção de carboidrato, valendo para isso qualquer tipo de arroz ou de batata (inglesa, doce ou yacon), também vale mandioca, cará, massas (macarrão em geral) ou polenta, por exemplo. O prato ou a marmita também deve ter proteína animal (todos os tipos de carne e ovo) e vegetal (feijões, lentilhas, grão de bico e soja). Para completar, salada de folhas, que pode ser comida à vontade, e uma porção de legumes.
Para o jantar, segundo a nutricionista, não há problemas de comer o mesmo que no almoço. Mas caso queira mudar, ela recomenda evitar o pão.
Dicas da Nutricionista Flávia Natalie de Oliveira Araújo:
- Café da manhã: Precisa garantir energia para enfrentar o dia. Para isso é preciso consumir um carboidrato de qualidade, que pode ser uma fruta, com aveia ou granola; e proteínas, como ovos, leite, queijo branco, ricota, coalhada. “O pão pode vir como um agrado, uma fatia de pão integral basta”, aconselha.
- Lanchinho da tarde: pode ser similar ao café da manhã, mas fuja do pão.
- Evite tomar líquidos junto com a refeição. Mas caso a pessoa tenha dificuldade para engolir o alimento, ela recomenda que se tome no máximo 180 ml.
- O ideal é abrir mão da sobremesa, mas se for comer, espere. Veja se a porção de comida que consumiu não foi suficiente para satisfazer a fome. Se não foi, opte por uma fruta.
- Lanche da tarde: Evite o pão e opte por castanhas e amendoim (porções pequenas) com alguma fruta para complementar. “Também vale um iogurte natural com frutas picadas e algum farelo ou sementes, como a chia. Um iogurte natural com uma colher de leite em pó, sem açúcar pode ser outra opção, pois aumenta a proteína e dá mais saciedade”, diz.
- Jantar: “Pode optar por uma omelete com duas claras e uma gema, recheada com queijo e tomate, por exemplo”, sugere. Caso se opte por um lanche feito com pão, a nutricionista recomenda que se retire o miolo, e recheie com ovo, ou frango ou queijo, e adicione pelo menos alface e tomate para enriquecer com fibras.
- Água: A quantidade que devemos consumir por dia pode ser calculada com a seguinte conta: 35 ml para cada quilo da pessoa. O valor resultante é o volume de água de devemos consumir – orienta.
Secretárias também têm dicas de alimentação saudável
“Tento aproveitar ao máximo os alimentos para evitar desperdício, além de cozinhar de formas diferentes o mesmo legume, para inovar e estimular o paladar. Também faço pão em casa e coloco farelo de trigo na massa, fica rico em fibras, dá a sensação de saciedade ajuda no funcionamento do intestino” - Gisele Souza da Silva
“Como adoro doces e chocolate, faço uma receitinha básica, rápida e deliciosa: amasse cinco bananas, acrescente uma xícara de cacau em pó e uma colher de fermento em pó (pó Royal), misture bem, coloque 35 minutos no forno médio e pronto!” - Gislaine Ferreira Gomes