O projeto de construção do Hospital Unimed Londrina vai além do canteiro de obras. Uma das etapas importantes da iniciativa é a definição e instalação de softwares e sistemas informatizados necessários para os processos rotineiros do novo serviço da operadora. Em outubro de 2024, a Singular optou pelo MV Saúde, software de gestão hospitalar já utilizado nas demais unidades assistenciais.
Marcus Vinicius de Campos, gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Londrina, explica que em janeiro de 2024 a Cooperativa iniciou a negociação com o fornecedor, o modelo de contrato e funcionalidades que precisam estar presentes no hospital. “Há um movimento de os serviços assistenciais utilizarem o mesmo sistema para desenvolvermos a integralização de prontuários de pacientes. Isso irá agilizar o atendimento e promover economia financeira”, justifica.
O MV Saúde passou a ser utilizado pela Cooperativa em 2016 na inauguração do Pronto Atendimento. Desde então, outros serviços optaram por usar o mesmo software, como nefrologia, pediatria, atendimento domiciliar, oncologia, aplicação de medicamentos especiais e medicina preventiva.
O processo de configuração do software para o hospital já foi iniciado. Em dezembro de 2024, a equipe do MV Saúde realizou um workshop de apresentação do sistema com as gestões envolvidas no projeto hospitalar. “Nos próximos quatro meses, faremos o cadastro no sistema de todas as informações necessárias para o funcionamento do hospital. O objetivo é que em junho possamos fazer testes no MV e treinar os colaboradores-chave que serão nossos multiplicadores quando contratarmos os demais profissionais”, afirma Marcus.