A tecnologia adotada na climatização do Hospital Unimed Londrina promete ser um diferencial no mercado. O ineditismo, dentre os hospitais do estado, oferecerá mais conforto e segurança, além de estender a durabilidade dos equipamentos instalados.
Em julho, a Cooperativa iniciou a instalação de dois modelos de climatização. “Conforto” é um deles e os equipamentos vão climatizar as áreas comuns para colaboradores, médicos e demais equipes, além de toda a parte administrativa. A segunda, chamada de “mini chiller”, será instalada nas áreas assistenciais, como salas de cirurgias, quartos, salas de isolamentos, dentre outros.
“Iniciamos a instalação no piso inferior e no térreo do prédio, onde há maior metragem de tubulação”, informa Lucas Gianolla, gerente do Projeto Hospital Unimed. “O processo nesses andares e nos demais pavimentos será concluído no fim das obras”, calcula.
O gerente destaca que a adoção de mini chiller é nova e funciona como se fosse uma mini usina. “A função é circular a água de maneira segura, ao passo que a manutenção possa ser feita por trechos. Seremos o primeiro hospital do Paraná a adotar essa tecnologia”, ressalta.
Outro destaque é a parceria firmada entre a Cooperativa e a Amanco, que permitiu a instalação de tubos especializados, feitos com CPVC (policloreto de vinila cloreto), ao invés de tubos metálicos. “Essa tecnologia mantém por mais tempo a água gelada, estendendo o prazo de manutenção”, informa Gianolla.
Concretagem
Nas últimas semanas foi iniciada a concretagem do piso inferior. Esse processo será realizado em dez etapas, isso porque a área é uma das maiores do prédio, por abrigar uma região industrial e de alto tráfego. O avanço depende do andamento da instalação da estrutura escavada (que inclui a parte elétrica, a hidráulica e o para-raios do hospital).
“Até o momento, realizamos três etapas. A finalização está prevista para setembro”, prevê o gerente.
Fachada do prédio
Foi instalado na parte sul do Hospital Unimed Londrina, cuja vista fica em direção ao Jardim Botânico, 75% dos vidros e ACM.
Já a instalação teste da fachada da parte do prédio que tem vista para a Av. dos Expedicionários será concluída ainda em julho.
Curiosidades da obra
- A instalação de mini chiller tornará o Hospital Unimed Londrina o primeiro a utilizar a tecnologia no Paraná.
- A utilização de tubos em CPVC manterá por mais tempo a temperatura gelada da água, além de estender o prazo de manutenção.